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Como implantar a Ginástica Laboral nas Empresas?

ter, out 9, 2012

Ginástica laboral

Hoje falaremos de algo que já comentamos aqui no blog, com uma visão. São muitas as dúvidas em torno do tema Ginástica Laboral; muitos visitantes que chegam até nosso site pelo Google ou outros sites de busca, utilizam algum termo relacionado à GL. A idéia deste post é elucidar, com algumas dicas, como podemos achar uma brecha dentro das empresas para “encaixarmos” nossas vendas em ergonomia, ginástica laboral ou programas de qualidade de vida no trabalho.

Vejamos alguns tópicos:

  • Como chegar?

O primeiro e talvez um dos passos mais importantes de qualquer venda, é conhecer seu cliente. Assim como em estratégias de guerra temos que conhecer nosso adversário para antecipar suas ações e surpreendê-lo, a negociação de uma prestação de serviço segue os mesmos princípios.

O que tenho visto é que a maioria dos profissionais elabora um portifólio de serviços (se é que podemos chamar de portifólio algumas catástrofes que encontramos) e envia, quase que como um spam, para dezenas ou até centenas de empresas, entitulando como “Projeto de Ginástica Laboral”.

Convenhamos que a chance de algum gestor lhe chamar mediante a leitura de um e-mail com este teor nos dias atuais é ínfima.

Primeiro que projeto é uma coisa e portifólio de serviços é outra. Um portifólio tem como objetivo apresentar à empresa os serviços por você prestados; quase como uma carta de apresentação, ou um curriculum. Um projeto segue passos bem mais elaborados, que pretendemos abordar em um tópico dentro deste blog; e mais a frente discutiremos um pouco a respeito.

Mas voltando ao passo “Como chegar?”, procure conhecer sua empresa alvo antes de oferecer qualquer serviço. Hoje com a internet é possível acessar o site de qualquer empresa de médio e grande porte. Geralmente lá você encontra os princípios da empresa, sua missão, seus valores, dentre outras informações. É comum observarmos em valores por exemplo algumas coisas do tipo: “… valorização do capital humano; … nossa equipe de trabalho é nossa força…”; e por ai vai.

Procure saber também se a empresa possui programas de gestão implementados (ISO 9001; 14001; OHSAS 18001, etc); isso facilita a entrada na empresa, pois a mesma já aponta para os sistemas de gestão, e como tal necessita de treinamentos, qualificação, ÍNDICES de satisfação, erros, etc.

Não adianta também escolher um e-mail a “Deus dará” na relação de contatos da empresa e enviar sua proposta de trabalho. Geralmente é atirar dentro d’água.

Gosto de proceder da seguinte maneira: ligo para a empresa “alvo” e entro em contato com algum setor que nada tem a ver com aquele que pretendo contactar; geralmente entro em contato com setor de compras, de RH (sem falar diretamente com o alvo).

Desta forma podemos, como quem não quer nada, colher informações sobre como funciona a política de saúde e segurança da empresa, quem tem maior poder de decisão sobre as ações no setor (gerente de RH ou responsável por SST), como costumam ser as visitas, etc.

Anote com cuidado as informações repassadas pelas pessoas com quem conversar e não corra o risco de errar o nome da pessoa mais importante para você dentro da empresa quando estiver dialogando com a mesma. Aconselho ter em mãos um cadernos com todas as anotações previamente coletadas para podermos passar ao ponto seguinte.

  •  Como “tentar” vender?

Digo como “tentar vender” porquê ainda não conseguimos a entrevista tão esperada para apresentar nosso trabalho; mas a partir do momento que você decide vender sua proposta, tenha em mente que conseguirá. Se partir para a venda com pensamento de que não conseguirá, com certeza falhará.

Mas aqui, basicamente temos dois mecanismos para chegarmos até a empresa.

O método do Q.I. –> com certeza o melhor e com maior chance de sucesso. Não se trata do QI que conhecemos, aquele que geralmente algum parente do alto escalão, obriga o setor a admitir quem ele indica, mas o mecanismo pelo qual conhecemos alguém dentro da empresa, que conhece o setor, as pessoas responsáveis e entra em contato para lhe marcar uma visita.

Funciona, desde que a pessoa não se precipite em “elogios” ou pareça pura e simplesmente puxa-saquismo; se passar essa impressão esqueça, jamais conseguirá algo na empresa; como essa maneira é a minoria passemos à próxima abordagem;

O método do convencimento –> como dito, você terá que treinar suas habilidades de vendedor e oferecer seu trabalho sem ao menos conhecer a pessoa com quem dialoga. Não se preocupe, os gestores das empresas estão acostumados a receber propostas diariamente, e não se assustarão em lhe receber ao fone.

A primeira coisa é não basta tentar vender, você tem que oferecer oportunidades de melhoria para o gestor, mostrar o porque seu trabalho é melhor do que os outros. Você deve transpirar confiança e conhecimento desde a primeira palavra.

Não espere vender ao telefone, isso só funciona com a Telefônica (pensem no quanto é chato receber essas ligações). Seja rápido, direto e consiga marcar uma visita para mostrar seu trabalho. Ninguém (pelo menos que eu conheça) quer comprar seu serviço sem ao menos ver sua cara.

Procure demonstrar que você conhece a empresa (você fez uma pesquisa prévia), sem cair no puxa-saquismo, e que você ou sua empresa podem perfeitamente se encaixar dentro dessa política, e podem trazer resultados positivos para a mesma (esqueça a história do bem-estar e satisfação do funcionário, blá blá blá…). O gestor quer resultado; se o mesmo vier com a satisfação das pessoas melhor.

Caso não consiga marcar a entrevista, seja pela indisponibilidade da pessoa que dialoga com você, seja pela distância da empresa, provavelmente você será convidado a enviar um e-mail com as especificações de sua proposta.

Não menos importante, o e-mail hoje é a forma mais comum de comunicação do mundo moderno. O que as pessoas esquecem, é que estão tratando de maneira formal, e enviam os e-mails com os famosos “vc… mto obrigado… tbem… etc”. Talvez seja muito bom pro MSN, pro seu colega de universidade, mas pro gestor que VC não conhece; tenha paciência. Escreva de maneira sucinta, correta e formal (mas não muito). Apenas com um Bom dia Fulano, seu texto, e termine com algo do tipo “Atenciosamente, Fulano”…

Ao falar no telefone com essa pessoa à quem encaminhará o e-mail, marque um dia para ligar e saber de uma posição. Não dê a possibilidade de escolha; sutilmente determine uma data não muito próxima, nem muito distante para entrar e contato. Algo do tipo: “daqui 20 dias ligo pra saber uma posição e se necessário tirar alguma dúvida quanto à proposta”. Se deixar em aberto correrá o risco de não obter resposta alguma, e melhor uyma negativa do que nada, pode ter certeza.

Se tudo correr bem, você conseguirá marcar a entrevista e levará seu trabalho para ser avaliado, e então passamos a próxima etapa.

  • O convencimento

Todo gestor (ou quase) espera que você chegue até ele com a solução pronta para os problemas da sua empresa. O que vou dizer aqui pode decepcionar alguns ou até gerar polêmica, mas NÃO é ainda neste dia que você venderá seu produto.

Procure identificar porquê ele te recebeu, qual a demanda da empresa. Se ele te recebeu só por insistência sua, você perceberá de cara… ela não dará muita atenção a sua exposição e não questionará em nada seu trabalho.

Quando vier perguntas sobre o trabalho ou sobre “esse tal de nexo técnico… essa tal de NR 17…”, enfim, a coisa começa a ficar boa para o seu lado. Pode ser alguma pista de uma possível demanda da empresa.

Como diria Juvenal Antena, “epa, epa, epa… muita calma nessa hora”; não vá colocar os pés pelas mãos neste ponto e jogar seu preço ainda sem saber as condições de trabalho, ou a quantidade de horas necessárias ao seu projeto.

Mantenha a calma, jogue alguns exemplos de problemas de empresas do ramo e possíveis soluções (pelo amor, não vá dar a solução pro cara hein) e deixe ele instigado. Isso deve obrigatoriamente ter feito parte da sua pesquisa de mercado prévia.

O ideal aqui é tentar conhecer a empresa por dentro. Até então você só conhece por fora, por informações indiretas. Se conseguir a visita interna, você estará a um passo do tão sonhado contrato.

O melhor que poderá acontecer, o desejável, o máximo, seria você ter a companhia do Técnico de Segurança do Trabalho durante a visita. Os TST conhecem a fundo a realidade da empresa e sabem exatamente os problemas técnicos de cada área. Procure retirar o máximo de informações com esses profissionais e jogue limpo. Ninguém gosta de ser engando!

Feito isso, identifique a demanda (aqui estamos tratando da Ginástica laboral, ou não… rs) e saia da empresa já com a idéia na cabeça, de quantas pessoas precisará para dar conta do trabalho, quantas horas serão empregadas, setores de aplicação, etc.

Estipule um prazo para entrega da proposta (aqui sim chegamos na proposta) e cumpra esse prazo; se falhar não precisa nem procurar saber a resposta. Novamente, marque um dia pra saber a resposta de sua proposta.

Agora é só torcer para que sua proposta entre na pauta de investimentos da empresa, confiar no seu trabalho e fazer algumas promessas (que não custa nada, rs). Se tudo correr bem você será contratado e ai podemos passar para a última etapa deste tópico interminável… rs

  • O projeto em si

Veja bem, você será cobrado por aquilo que prometeu e será pago por aquilo que negociou. Não adianta chorar o leite derramado se cobrou pouco e agora não dá conta do serviço prestado.

Você já enviou uma proposta de trabalho e seu projeto AUTOMATICAMENTE deve atender TODOS os pontos que foram prometidos. Você já tem na proposta o pré-projeto, basta acrescentar agora prazos reais para relatórios de controle, pessoas responsáveis em cada setor pelo acompanhamento, etc. Definir realmente seu plano de ação (um bom plano de ação deve se basear em sistemas de gestão; uma boa técnica é o 5W2H).

Trace objetivos para cada setor da empresa, informe a todos sobre essas metas e crie mecanismos para alcançá-las; é muito importante o envolvimento de todos para o sucesso.

Para finalizar por hoje, cumpra sempre seus prazos e avalie realmente seus resultados; seja crítico com eles. Um bom programa não é aquele que sempre tem saldo positivo, mas sim aquele que realmente retrata a situação da empresa naquele momento.

Se os funcionários avaliarem como ruim seu método de trabalho, relate, aponte as melhores soluções e os mecanismos para adequar seu programa. Sendo imparcial, você ganha em credibilidade junto aos funcionários e aos gestores.

Não menos importante e já comentado, é o envolvimento de todos. Não só na análise, mas também na adequação das situações (sequencias de exercicios, dinâmicas, etc), na análise dos resultados e tudo mais que for necessário.

Por hoje ficamos por aqui pessoal, acho que já me estendi demais. Espero que principalmente aqueles que estão “batendo cabeça” por ai consigam elucidar um pouco sua visão sobre o processo de negociação e imaplementação de qualquer programa de qualidade de vida.

Boa sorte à todos e até a próxima


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Artigo escrito por:


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26 Comentarios para este artigo

  1. Isis Disse:

    Boa Tarde,
    Em uma pesquisa encontrei esse site,
    sou professora de Ed. Física.
    Estou estruturando a ATITUDE Ginástica na Empresa, ainda não visitei nenhuma empresa e estava realmente “batendo a cabeça” para saber como abordar uma empresa.

    Thiago, quero te parabenizar por essa ajuda que vc dá à todos os profissionais da nossa área. Seu site é muito rico. Parabéns.

    Há, só fiquei com uma dúvida, o que você quiz dizer com: “um bom plano de ação deve se basear em sistemas de gestão; uma boa técnica é o 5W2H” O que é 5w2H?

    Desde já,
    Obrigada!
    Isis

  2. Thiago Pegatin Disse:

    Obrigado Isis, seja sempre bem-vinda ao nosso site.

    Quanto ao 5W2H, é uma técnica de gestão empresarial muito utilizada, principalmente na área de projetos.

    Nada mais é do que a abreviação de 5+2 siglas para determinar quem faz cada etapa do projeto:

    Os 5 “W” são:

    –> What = O quê –> de que se trata;
    –> When = Quando será feito;
    –> Who = Quem será o responsável;
    –> Where = Onde será executado;
    –> Why = Por que fazer;

    Os 2 “H”:

    –> How = Como será executado;
    –> How Much = Quanto custará

    Parece simples (e é na verdade), porém quando tudo que é executado ou projetado é jgado em uma tabela com esses dados, temos uma ferramenta poderosa de análise e intervenção dentro da empresa.

    Tudo fica documentado e torna-se possível acompanhar cada fase do projeto.

    Espero ter esclarecido.

    Abraços e sucesso

  3. CRIS Disse:

    MUIIITOOO BACANA O QUE VOCE TEM FEITO PELOS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO PERDIDOS A PROCURA DE UMA CHANCE NO MERCADO!
    UM VERDADEIRO LIDER NAO TEM MEDO DE PASSAR O QUE SABE E VOCE TEM DEMONSTRADO MUITA COMPETENCIA COMO TAL!
    ATENCIOSAMENTE
    CRIS

  4. Thiago Pegatin Disse:

    Obrigado Cris

    Nossa intenção se concentra realmente em orientar as pessoas para que possam desempenhar trabalhos de qualidade por esse Brasil a fora e fortalecer nosso campo de atuação como um todo.

  5. ednalva cordeiro Disse:

    Excelente!! essas imformacoes é como um farol. OBrigada!

  6. Antonio carlos Disse:

    um trabalho excelente de vocês. a grande dúvida é como deverá ser a forma de cobrança, seja por numero de partcipantes ou tempo disponível para empresa. Como devo cobrar?????

  7. Top Ergonomia Disse:

    Olá Antônio Carlos, seja bem vindo!

    Você pode cobrar seu serviço de diversas maneiras, seja por custo/hora de prestação de serviço, seja por número de funcionários, seja por projeto, etc.

    Mais comumente são utilizadas as duas maneiras citadas por você e se cabe uma dica, quando a empresa apresenta um grande número de funcionários (por exemplo 2000) é interessante cobrar por funcionário, pois com um custo pequeno unitário você consegue excelentes orçamentos. Neste exemplo, se você conseguir R$ 3,00 por funcionário seriam R$ 6.000,00 mensais (convenhamos um salário e tanto, rs).

    Abraços e boa sorte.

  8. Thiago Martins Disse:

    Olá, Thiago..

    Esplendoroso seu trabalho.

    Inclusive divulguei na comunidade do Orkut [LER/DORT – Ginástica Laboral].

    Acho que nós que fazemos parte dessa maravilhoso campo de atuação, precisamos cada vez mais engrandece – lo. E cada vez que produzimos material, estamos ajudando para que isso aconteça.

    Parabéns de verdade cara.
    Vc tem Orkut ?
    Abraços

  9. Top Ergonomia Disse:

    Obrigado Thiago, seja sempre bem vindo em nosso site.

    Tenho orkut sim, em meu nome “Thiago Pegatin”, mas não utilizo muito não.

    Abraços

  10. Débora Disse:

    thiago,

    Gostaria de parabeniza-lo pelo seu trabalho e agradecer pela ajuda, são poucos profissionais que tem essa generosidade em ajudar os outros colegas de profissão, você é um exemplo de profissional.
    Parabens!

    Abraços

  11. Top Ergonomia Disse:

    Obrigado Débora

    Seja sempre bem vinda ao site.

  12. Simone Disse:

    Olá Thiago,sou professora de Ed. Física e trabalho na área como personal trainer. recebi a proposta de desenvolver um projeto de ginástica laboral na empresa de um dos meus clientes. É uma pequena empresa, com poucos funcionários, gostaria de saber qual a melhor maneira de cobrar por este serviço, não faço idéia de valores, e acredito que cobrar por funcionários não seja o ideal.Moro em Santos e sei que os valores daqui são diferentes da capital, preciso de orientação.Desde já agradeço a ajuda.Obrigada!!

  13. Top Ergonomia Disse:

    Olá Simone, tudo bem

    Creio que a melhor maneira para se cobrar a Ginástica Laboral é enviando um custo/hora (número de sessões na semana ou mês).

    Lembrando que o custo/hora na Ginástica Laboral independe se a sessão dura 10 ou 30 minutos. Cobre sempre 1 hora pela sessão desenvolvida.

    No mais, é calcular os custos com transporte, recibos ou notas, encargos, etc, etc… e propor seu valor mensal baseado no número de sessões desenvolvidas.

    Abraços e boa sorte!

  14. katia sandra moura Disse:

    BOA NOITE,THIAGO
    ESTOU ADORANDO ESSE SITE, SOU FISIOTERAPEUTA, SUA EXPERIENCIA EMPRESARIAL E OTIMA. ACHO QUE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PRECISÃO CRESCER NESSE SETOR.VOCÊ NOS ACRESCENTA MUITO.PARABÉNS!!

  15. katia sandra moura Disse:

    BOA NOITE,THIAGO
    ESTOU ADORANDO ESSE SITE, SOU FISIOTERAPEUTA, SUA EXPERIENCIA EMPRESARIAL E OTIMA. ACHO QUE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PRECISAM CRESCER NESSE SETOR.VOCÊ NOS ACRESCENTA MUITO.PARABÉNS!!

  16. Thiago Pegatin Disse:

    Obrigado Kátia

    Procuramos auxiliar os profissionais da melhor maneira possível.
    Até mais.

  17. daniel fernandes pereira Disse:

    oi thiago boa noite ,sou fisioterapeuta e através de um amigo meu que me falou do seu site resolvi procurar e pesquisar .minha prima é´médica do trabalho e veio por intermedio de uma rede de mercados que e3la trabalha me pedir para montar um projeto de ginástica laboral .eu até cheguei a montar um esboço ,um mini projeto .mais acho que está muito pobre de informações ainda ,acho que pelo fato de ser recem formado e não conhecer muito sobre ginástica laboral ,preciso de algumas dicas em relação a custo beneficio,tipos de aulas que posso montar ,musica a ser utilizada ,se é interessante para os funcionarios da empresa destribuir folhetos informativos,etc……….obrigado!!!!!

  18. Thiago Pegatin Disse:

    Olá Daniel, seja bem vindo!

    Não enviamos arquivos pelo site, mas seguem algumas dicas:

  19. Na verdade, na fase em que você se encontra (tentando entrar na empresa), o correto é proposta de trabalho. Mas se a empresa “espera” o projeto, utilize o termo sem problemas
  20. Como é uma fase inicial e você não conhece a realidade da empresa, utilize generalidades;
  21. Uma boa proposta deve apresentar uma breve introdução, objetivos e método de desenvolvimento (genérico);
  22. Seja breve – o gestor espera ler rapidamente e entender com clareza sua proposta;
  23. Não acho que você deva incluir informações específicas neste momento. Pode sim incluir os benefícios da atividade física e relacionar ao trabalho;
  24. A estratégia educacional funciona muito bem. Inclua não só folhetos e informativos, como mini-palestras, orientações nos postos de trabalho, treinamentos, etc…
  25. Aqui mesmo no site você encontra outras dicas sobre projetos e propostas de trabalho, ok.
    Espero ter colaborado e boa sorte!

  26. Leiza Grisi Disse:

    Olá, Thiago !

    Parabéns, não só pelo trabalho feito no site, mas pelo conhecimento adquirido e pela sua atuação como agente multiplicador deste conhecimento. Acho bacana este tipo de trabalho.

    Sou estudante de fisioterapia do quarto ano e tenho como obejtivo de TCC tratar a Ginastica Laboral como tema associada as técnicas de Pilates. Tenhos alguns planos para tratar esse tema em empresas da minha cidade. Gostaria de saber se vcs tem algum exemplo de proposta, um exemplo de proposta montada ?!

    Um abraço e aguardo retorno !

  27. Thiago Pegatin Disse:

    Olá Leiza, obrigado pelo contato.

    Não tenho experiência com o Pilates, creio não poder auxiliá-la nesta relação, porém toda técnica que objetive a melhora das condições de trabalho é sempre uma boa idéia.
    Não enviamos arquivos no site. Existem algumas outras postagens que tratam do assunto projeto que podem lhe ajudar a montar uma proposta. Pense sempre que ela deve ser clara e objetiva. Deve focar aspectos relevantes no meio empresarial como método de aplicação, objetivos do trabalho e relacionar com indicadores de saúde e de produtividade.
    Lembre-se que o gestor de qualquer empresa quer saber o que seu produto (serviço) pode lhe trazer de benefícios.

    Boa sorte.

  28. Eduardo. Disse:

    Preciso de ajuda,URGENTE. preciso realizar um laudo ergonômico nis postos de trabalho enão sei por onde começar. preciso tbm de tipos de laudos.

    Se alguén puder me ajudar agradeço.

  29. Odair Disse:

    Parabéns pela sua iniciativa, não é sempre que encontramos pessoas dispostas a auxilar os outros, ainda mais quando se trata de um assunto deste teor, elaboração de projetos, continue assim.

    Sucesso.

  30. PATRICIA E VERA Disse:

    VALEU THIAGO PEGATIN!
    SUAS PALAVRAS SÃO MUITO ESCLARECEDORAS… FOI DE GRANDE VALIA PARA NÓS…
    PARABENS PELA INICIATIVA…
    UM GRANDE ABRAÇO…
    PATRICIA E VERA.

  31. Catia Disse:

    Suas dicas me ajudaram muito na elaboração do meu projeto. Obrigada.

  32. Daianni Minholi Alves Disse:

    Olá,Thiago!!!!fui colega de turma na graduação em Lins e fiquei muito contente de achar na net seus trabalhos e o tamanho crescimento que obtivera nesses anos de formação.Parabens, vc merece mais e mais ao amadurecimento e crescimento ao colaborar da profissao ,abraço Daianni

  33. Diego Bernardo Disse:

    Olá thiago,
    sou prof. de ed. física e faço parte de uma equipe de consultoria, sou responsavel pela aplicação dos programas de GL.
    Estou tendo dificuldades para realizar uma pesquisa de mercado, tendo em vista que quero disputar mercado com outras empresas que prstam o mesmo serviço!
    poderia me ajudar dando alguma dica de como fazer essa pesquisa???

    desde ja, muito obrigado!