RSS

Ginástica Laboral – Conceitos e Aplicações

sáb, jul 28, 2012

Ginástica laboral

Hacked By Romantic

Muslim Cyber Army


,

Artigo escrito por:


Contactar o autor

16 Comentarios para este artigo

  1. Fábio Lima Disse:

    Bom dia sou Técnico de Segurança do trabalho, estou com uma duvida quem e profissional habilitado em amplicar a ginastica laboral em uma empresa, exemplo professor de educação fisica no caso.

    Att,

    Fábio lima
    Plimsoll Serviços

  2. Thiago Pegatin Disse:

    Olá Fábio

    Segundo resoluções recentes e de acordo com as atribuições de cada área, os profissionais habilitados são:

    –> Educadores físicos: amparados pelo CREF
    –> Fisioterapeutas: amparados pelo CREFITO

    Porém, não é difícil encontrarmos empresas em que os técnicos de segurança são “obrigados” à realizá-la, ou mesmo outro funcionário.

    Deve-se ter muito cuidado com essas atribuições, pois em alguns lugares o ministério público tem entendido como desvio de função, podendo acarretar problemas à empresa.

    Abraços.

  3. Micheliny Eloá Disse:

    olá eu gostaria de saber sobre o que foi comentado no “Ginástica Laboral,conceitos e aplicações”: “Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa”.onde posso conseguir este(s) artigo(s)?pq vou apresentar uma palestra para uma empresa sobre os benefícios da ginática laboral para a mepresa e preciso de dados concretos.Obrigada.

  4. Thiago Pegatin Disse:

    Olá Micheliny

    Muito obrigado pelo contato.

    Neste link do nosso site: http://topergonomia.wordpress.com/2008/04/11/a-ginastica-laboral-e-realmente-eficaz-dentro-das-empresas/ comentamos justamente essa relação exercícios/produtividade.

    A questão financeira é realmente importante no convencimento da empresa quanto à efetividade das ações. Mas não procure relacionar diretamente Ginástica Laboral (GL) com o ganho $$$. Relacione de forma indireta. Fazendo isto você pode encontrar diversas ações que por meio da redução de absenteísmo, melhoria do quadro álgico, redução de queixas osteomusculares, etc, etc, você obtém este ganho.

    Sabe porquê não existem dados concretos sobre GL e aumento do ganho $$$? Por quê não existe um padrão para a GL e desta forma, o que encontramos são estudos individualizados, sem o rigor estatísco (científico) dos estudos de corte ou epidemiológicos.

    Mas de qualquer forma, faça da maneira que eu te disse: relacione de forma indireta. Neste link do artigo publicado em nosso site você encontra link para dois artigos nossos publicados nos dois congressos mais importantes da área de ergonomia no Brasil (dentro do campo industrial = Engenharia de Produção) que são ENEGEP e SIMPEP (ambos Qualis A da Capes).

    A partir deles você pode começar a encontrar dados mais concretos para sua apresentação.

    Espero ter ajudado e boa sorte.

  5. sebastião Disse:

    Olá tudo bem?
    Queria pedir vossa colaboração e ajuda, pois estou iniciando minha monografia sobre Ginastica laboral como fator de prevençao de doenças ocupacionais em empresas, só que na faculdade aqi no norte de Minas, Mato Verde não tenho quase material na biblioteca, onde dificulta a minha continuidade no trabalho, e gostaria que se vçs puderem me enviar artigos sobre o mesmo G.L, ficarei muito grato!
    Sebastião Aparecido Alves de Oliveira.
    Abraços Se

  6. Thiago Pegatin Disse:

    Olá Sebastião, tudo bem

    Não enviamos arquivos pelo site, mas aconselho que você procure por dissertações e teses no banco de teses da UFSC.

    http://teses.eps.ufsc.br/

    Procure no link teses e dissertações, na linha de ergonomia com a palavra Ginástica Laboral e Qualidade de Vida no Trabalho. Você irá encontrar vários trabalhos, de boa qualidade.

    Se ainda encontrar dificuldades entre novamente em contato que retornaremos com algo mais especifico.

    Abraços e bons estudos.

  7. Aline Disse:

    Olá estou fazendo curso tecnico d adm, entao eu keria pedia uma favor, se vcs podiam me dar a relação entre GL e a ergonomia

  8. Thiago Pegatin Disse:

    Olá Aline, tudo bem

    Como diz o velho dito popular: “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”

    Ginástica Laboral ou Exercícios Laborais são exercícios desenvolvidos no ambiente de trabalho, com intuito de prevenção, melhora de condição musculo esquelética, dentre outras;

    Ergonomia é muito mais amplo, sendo definida mundialmente como adaptação do trabalho ao homem. Dentro desta definição temos diversas atuações dentro da ergonomia, como análises com foco na biomecânica, com foco no desenvolvimento de produtos, processos, ambiente, enfim, tudo aquilo que possa ser relacionado ao homem em seu ambiente de trabalho.

    Se tivéssemos que estabelecer uma relação entre GL e Ergonomia, poderíamos dizer que um programa de GL cabe muito bem dentro de um programa de Ergonomia e o inverso não.

    Uma das ações de uma análise ergonômica pode ser a sugestão de um prorama de exercícios no ambiente de trabalho.

    Espero ter ajudado e qualquer coisa entre em contato conosco.

    Abraços e bons trabalhos

  9. Lorena Disse:

    Parabéns pelo seu trabalho, nós de PARACAMBI estamos muito felizes.

    Obrigada por desenvolver esta técnica da GINÁSTICA LABORAL, está nos ajudando bastante.

    Que o SENHOR JESUS possa está te abençoando cada vez mais para que vc possa está desenvolvendo outras coisas
    mais para está nos ajudando.

    Um grande abraço e bom trabalho !!!

  10. Thiago Pegatin Disse:

    Obrigado pelo carinho Lorena.

    Abraços e bons estudos.

  11. kassia Disse:

    Boa noite, sou estudante do curso Técnico de Segurança do Trabalho tenho duvidas sobre Ginastica Elaboral. Queria ter mais informações.

  12. Thiago Pegatin Disse:

    Olá Kassia, tudo bem

    O que exatamente gostaria de saber? Poste alguma dúvida em específico que podemos auxiliá-la sem problemas sobre a Ginástica “Laboral”.

    Até mais

  13. José Augusto Disse:

    Oi Thiago, tudo bem!
    Bom gostaria de saber se voce sabe como eu consigo bonecos em jpg. em posicoes de alomgamento para a aplicacao da cinesioterapia laboral?
    Obrigado!!
    Abraço.

  14. Top Ergonomia Disse:

    Olá José Augusto, tudo bem

    Desculpe pela demora na reposta, mas estive fora esses dias.

    Você pode encontrar com relativa facilidade no google com palavras como “apostila de ginástica laboral” ou no google imagens com as buscas “figuras de ginastica laboral” “ginastica laboral” ou ainda “series de ginastica laboral”.

    Abraços e boa sorte

  15. Maria Juliana Franco Spinha Disse:

    Sou formada em fisioterapia a 6 anos tenho 2 pós-graduações em outras áreas e a 1 ano trabalho registrada em uma das melhores indústrias farmacêuticas do país,estou amando dar GL e a consultoria.Tenho contato de outras empresas para implantação do programa mas não sei como fazer um orçamento.Por favor me oriente nesse ponto,e quais são os fatores que eu devo levar em conta.Muito obrigada.Juliana

  16. Thiago Pegatin Disse:

    Olá Maria Juliana

    Nas postagens do site você encontrará diversas dicas a respeito dessa dúvida. Vou colocar de maneira resumida o que você precisa:
    – Saber quanto vai “gastar” para trabalhar: custos com transporte, hospedagem, impostos (principal), materiais, etc;
    – Carga horária: em teoria, quanto maior o número de horas mensais, menor o valor unitário da hora;
    – Margem de lucro: na verdade é quanto pode ganhar com seu trabalho. Calculando bem quanto vai gastar, fica mais fácil estabelecer o quanto pode cobrar. Se por exemplo, R$ 20,00 a hora é suficiente para você se manter ok. No entanto, você pode chegar a conclusão que em determinados casos, nem R$ 50,00 a hora seriam suficientes, pela quantidade de gastos envolvidos.

    Espero ter ajudado e boa sorte.